A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DO PIBID PARA ALFABETIZAR/LETRANDO CRIANÇAS EM UMA ESCOLA REGULAR NA CIDADE DE PARINTINS

Teacher training and scientific literacy: a PIBID proposal for teaching children in a city school in Parintins, Amazonas State

Authors

  • Leila Carvalho
  • Jéssyca Soares
  • Silvia de Souza
  • Francisca Amoedo

Keywords:

Formação docente, Educação científica, Alfabetização

Abstract

O trabalho tem como objetivo relatar a experiência de professores regentes e professores em formação atuantes do PIBID, compreendendo a prática docente fundamentada no conhecimento científico na área da educação. A metodologia a ser usada partiu de uma pesquisa qualitativa e abordagem fenomênica, utilizando a pesquisa ação como método de procedimento com intuito de alcançar os objetivos propostos e como técnica de pesquisa a observação participante através de um projeto interventivo em uma escola regular do município de Parintins, o qual envolve alfabetização e letramento das crianças do 2º e 3º ano com dificuldades na leitura e na escrita. No que refere-se ao embasamento teórico consultamos Chassot (2003), Luckesi (2011), Soares (2008) e Severino (2007), utilizando-se do método dialético com entrevistas semiestruturadas, gravações em áudio, observação direta e ação interventiva com professores e educandos. A partir deste estudo, percebemos que o entrave está no processo de formação e no desconhecimento de se educar cientificamente, garantindo o direito à cidadania e à inclusão social.

Published

2017-05-09

How to Cite

CARVALHO, L.; SOARES, J.; DE SOUZA, S.; AMOEDO, F. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DO PIBID PARA ALFABETIZAR/LETRANDO CRIANÇAS EM UMA ESCOLA REGULAR NA CIDADE DE PARINTINS: Teacher training and scientific literacy: a PIBID proposal for teaching children in a city school in Parintins, Amazonas State. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 01–10, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/239. Acesso em: 26 jan. 2026.