EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

  • Marlene Schlup Santos UERR
  • Régia Chacon Pessoa de Lima UERR
  • Josimara Cristina de Carvalho Oliveira UERR

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e propor uma experiência interdisciplinar para o Ensino de Ciências. A experiência e posteriormente a proposta surgiram a partir das aulas nos Laboratórios de Biologia e Química do Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima, Brasil. Sabe-se das dificuldades em realizar um trabalho interdisciplinar, reunindo disciplinas de uma mesma área do conhecimento, quanto mais reunindo áreas aparentemente distantes, como a Filosofia. Busca-se superar essa fragmentação das disciplinas, cuja lógica é inerente ao próprio sistema vigente, com o recurso da reflexão e do diálogo filosófico. Acredita-se que a Educação em Ciências deve ter um engajamento crítico, e um envolvimento político, no sentido de perceber a importância que tem a Ciência e sua aplicação em todas as atividades humanas. Sugere-se reflexões, numa perspectiva dialética, a partir de textos de autores com referências significativas para o Ensino de Ciências e de Filosofia, de modo a propiciar debates relevantes e contextualizados para o ensino e aprendizagem dos estudantes. Na primeira parte apresenta-se a discussão dos autores sobre o Ensino de Ciências, na segunda discute-se as possibilidades da interdisciplinaridade com a Filosofia, e na terceira parte, apresenta-se sugestões.

Publicado
2018-03-14
Como Citar
SANTOS, Marlene Schlup; LIMA, Régia Chacon Pessoa de; OLIVEIRA, Josimara Cristina de Carvalho. EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA E PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 23, p. 133-144, mar. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/871>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Seção
Relato de Experiência