EXPERIMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM APORTE EM AUSUBEL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS / Experimentation and Problems Solving supported by Ausubel: A proposal for Science Education

  • Zildonei de Vasconcelos Freitas
  • Josimara Cristina de Carvalho Oliveira
  • Leila Bezerra Bonfim
  • Márcia Helena Maria de Lima

Resumo

Visando facilitar a aprendizagem dos conceitos de reações químicas, com ênfase no processo metodológico, se uniu a resolução de problemas com a experimentação, com aporte na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A pesquisa foi realizada com 10 estudantes da 1ª série do Ensino Médio, voluntários, em uma escola estadual de Boa Vista Roraima entre agosto e novembro de 2015, no contra turno, com a autorização da gestão e dos pais. Realizaram-se atividades experimentais com diferentes instrumentos de coleta de dados como: avaliação diagnóstica, relatórios, questionários, avaliação formativa, anotações em diário de campo, fotos e observações em sala. Os experimentos foram realizados parte na escola e parte no laboratório da Universidade Estadual de Roraima, os procedimentos metodológicos seguiram uma sequencia didática com sete etapas. O resultado apontou que a proposta contribuiu satisfatoriamente para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, sendo aprovada pelos mesmos.


Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Reações Químicas. Ensino de Química.


Abstract: In order to facilitate the learning of the concepts of chemical reactions, with emphasis on the methodological process, we combined problem solving and experimentation, based on Meaningful Learning Theory by Ausubel. This research was carried out with 10 high school students, volunteers, attending a public school in Boa Vista, Roraima, between August and November 2015, after-school time, with the authorization of the management of the school and the parents of the students. Experimental activities were carried out with different data collection instruments such as: diagnostic evaluation, reports, questionnaires, formative evaluation, field diary notes, photos, and observations in classroom. The experiments were carried out in the school and part in the laboratory of the State University of Roraima, the methodological procedures followed a didactic sequence with seven stages. The result pointed out that the proposal satisfactorily contributed to the teaching-learning process of the students, being approved by them.


Keywords: Meaningful learning. Chemical reactions. Chemistry teaching.

Publicado
2017-07-06
Como Citar
FREITAS, Zildonei de Vasconcelos et al. EXPERIMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM APORTE EM AUSUBEL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS / Experimentation and Problems Solving supported by Ausubel: A proposal for Science Education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 260-268, jul. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/648>. Acesso em: 23 out. 2017.
Seção
Relato de Experiência