AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DAS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA / The conceptions of teachers of a public school on the use of TICs in chemistry teaching

  • Fabiana Pauletti
  • Maurivan Güntzel Ramos

Resumo

Tendo em vista a massificação das tecnologias da informação e comunicação – TIC - na sociedade hodierna é imperativo que a escola empregue essas ferramentas a favor do aprendizado dos estudantes. O objetivo deste artigo é diagnosticar em que medida uma escola pública emprega as TIC para ensinar Química. Foi realizado um estudo de caso numa escola pública com três professores de Química. Por meio da Análise Textual Discursiva emergiram duas categorias que imprimem em que medida que essa escola pública emprega ferramentas computacionais no ensino de Química. Os resultados apontam que a implementação de laboratórios de informática com acesso à banda larga foram as mais concretas mudanças ocorridas no âmbito escolar.


Palavras-chave: TIC. Ensino de Química. Nativo digital.


Abstract: In view of the massification of Information and Communication Technology - ICT in contemporary society, it is imperative that the school employ these tools in favor of student learning. The purpose of this article is to diagnose to what extent a public school employs the ICT to teach Chemistry. A case study was conducted in a public school with three chemistry teachers. Two categories emerged through the Textual Discursive Analysis, indicating the extent that public schools employ computational tools in Chemistry teaching. The results indicate that the implementation of computer labs with access to broadband were the most concrete changes occurred in the school context.


Keywords: ICT. Chemestry teaching. Digital native.

Publicado
2017-07-06
Como Citar
PAULETTI, Fabiana; RAMOS, Maurivan Güntzel. AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O USO DAS TICs NO ENSINO DE QUÍMICA / The conceptions of teachers of a public school on the use of TICs in chemistry teaching. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 179-193, jul. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/641>. Acesso em: 14 dez. 2017.
Seção
Artigos