OFICINA DE BIODIESEL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE QUÍMICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO / Biodiesel workshop: experience report of the chemistry teaching with high school students

  • Fabiana Pauletti
  • Carla Ritter

Resumo

Este artigo relata uma Oficina de Biodiesel realizada com 240 estudantes das segundas e terceiras séries do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Os estudantes investigaram fatores implícitos ao processo de obtenção do biocombustível e o reflexo sobre o balanço energético e ambiental mediante análises por via de ensaios de opacidade veicular. A participação ativa e quantitativa dos estudantes na Oficina caracterizou a potencialidade dessa atividade voltada a problemáticas atuais que abrangem aspectos ambientais, econômicos e sociais no contexto escolar. Com isso, o objetivo deste artigo é apresentar a Oficina realizada e demonstrar as renovadas possibilidades de aprendizagem por via da experimentação no ensino de Química, no intuito da promoção de uma formação voltada a cidadania.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
PAULETTI, Fabiana; RITTER, Carla. OFICINA DE BIODIESEL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE QUÍMICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO / Biodiesel workshop: experience report of the chemistry teaching with high school students. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 144-157, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/203>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##