SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FOTOSSINTESE PARA ALUNOS SURDOS COM BASE NA TEORIA DE AUSUBEL / Didactic Sequence in photosynthesis teaching for deaf students based on the theory of David Ausubel

Autores

  • Angélica Fredo
  • Josimara Oliveira
  • Evandro Ghedin
  • Elane Santos

Palavras-chave:

Sequência Didática, Fotossíntese, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual no município de Boa Vista- RR com duas alunas surdas do 9º ano do ensino fundamental II na disciplina de ciências, na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM, onde ocorre o Atendimento Educacional Especializado - AEE, para alunos com Necessidades Educacionais Especiais - NEE. O estudo parcial consistiu em desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática sobre o conteúdo de fotossíntese, com atividades de forma bilíngue, utilizando recursos pedagógicos como vídeos, desenhos e experimentos. A perspectiva teórica que norteia o estudo é a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, tendo como metodologia a abordagem qualitativa e a pesquisa etnográfica em educação. A partir deste estudo, evidenciou-se que a utilização de uma abordagem metodológica diferenciada, com recursos visuais utilizada de forma bilíngue no ensino do aluno surdo, pode contribuir de forma satisfatória na aquisição de conceitos em ciências.

Downloads

Publicado

2017-05-08

Como Citar

FREDO, A.; OLIVEIRA, J.; GHEDIN, E.; SANTOS, E. SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FOTOSSINTESE PARA ALUNOS SURDOS COM BASE NA TEORIA DE AUSUBEL / Didactic Sequence in photosynthesis teaching for deaf students based on the theory of David Ausubel. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 115–129, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/201. Acesso em: 24 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos