APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERAÇÕES NAS REDES SOCIAIS: QUALIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Everton Bedin
  • José Pino

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória de cunho investigativo. Neste artigo objetiva-se apresentar resultados de uma atividade desenvolvida com o auxílio das tecnologias na disciplina de Seminário Integrado, compreendendo como a inserção das tecnologias favorece os processos de ensino e aprendizagem de forma colaborativa. Assim, com o auxílio de oito professores e quarenta alunos, utilizaram-se as redes sociais para a coleta de dados e questionários impressos para avaliar o trabalho desenvolvido na rede; os dados foram analisados de forma quali-quantitativa via uso de gráficos e grafos. Como conclusão, se destaca que as tecnologias proporcionam a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem de forma colaborativa, já que rede tornou-se, de forma crítica e colaborativa, um lugar de produção de conhecimento escolar, exigindo a reestruturação didática e a formação continuada dos professores. Portanto, a inserção das tecnologias deve desenhar, tecer e alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da aprendizagem colaborativa, para que os professores e alunos percebam as interfaces dos conteúdos e as possíveis inter-relações de forma relacional e contextual.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
BEDIN, Everton; PINO, José. APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERAÇÕES NAS REDES SOCIAIS: QUALIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 187-201, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/190>. Acesso em: 27 dez. 2024.
Seção
Artigos

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