O USO DAS TECNOLOGIAS COMO PROCESSO COOPERATIVO: UMA AVALIAÇÃO DOCENTE-DISCENTE NAS REDES SOCIAIS / The use of technology as cooperative process: a teacher-student assessment on social networks
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida nas redes sociais com o intuito de averiguar as concepções docentes e discentes frente as atividades desenvolvidas em sala de aula com o auxílio das tecnologias. A pesquisa netnográfica desenhou-se de forma tecnológica-exploratória; os dados foram analisados pelo uso da Análise de Conteúdos e pela Teoria de Grafo. No termino, percebeu-se que os sujeitos entendem a necessidade em utilizar as tecnologias em sala de aula e que estas precisam de um acompanhamento de cultura de ensino e aprendizagem, perpassando o ensino tradicional para buscar atender a nova realidade. Destarte, a ação deste estudo indica a iniciativa e o incentivo em utilizar as tecnologias para construir e ressignificar o saber científico no contexto sociocultural do educando, via intercâmbio dos saberes no viés da reestruturação curricular e da inserção da politecnia, desenvolvendo competências e habilidades necessárias e pertinentes às ações e processos que moldam os contextos cultural, científico e social de cada um.
Palavras-chave: Tecnologia. Processo Cooperativo. Rede Social. Interações.
Abstract. This article presents the results of a research conducted in social networks, a view to ascertaining the conceptions of teachers and students about activities in the classroom with the aid of technologies. The netnographic research was designed with a technological-exploratory approach. Data analysis was carried out through Content Analysis and the Graph Theory. In the end, we noticed that the subjects perceived the need of using technologies in the classroom, also that these technologies need a follow-up about teaching and learning, crossing the traditional teaching in order to meet the new reality. Thus, the results of this study indicates the initiative and the incentive to use technologies to build and resignifying scientific knowledge according to the socio-cultural context of the learner, through the exchange of knowledge in the bias of the curricular restructuring and the insertion of the polytechnic education, developing the necessary and pertinent skills and abilities to the actions and processes that shape the cultural, scientific, and social contexts of each other.
Keywords: Technology. Cooperative Process. Social Network. Interactions.