OS SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro UFMT
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves UNICAMP

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, desenvolvida pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Nesse sentido, apresento o problema da pesquisa: Como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos químicos subjacentes à docência de professores egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, ao relatarem o ensino de Química que realizam na Educação Básica? Assumo a Pesquisa Narrativa como método de análise, e este estudo tem como sujeitos quatro pibidianos egressos do curso de Licenciatura em Química da UFMT, que estão atuando como professores de Química na Educação Básica. Com o resultado desse artigo observa-se com o episódio de aula dos professores colaboradores, que no entrelaçamento entre o Saber Científico e o Saber Pedagógico de Conteúdo, que a linguagem se torna fundamental, pois tanto ela pode ser instrumento para a discussão racional de conceitos químicos altamente matematizados, como pode veicular metáforas realistas, pretensamente didáticas, que obstaculizam o conhecimento científico.

Publicado
2019-07-22
Como Citar
RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. OS SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 24, p. 136-155, jul. 2019. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1539>. Acesso em: 18 out. 2019.
Seção
Artigos