OS SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS DO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente artigo é resultado da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, desenvolvida pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Nesse sentido, apresento o problema da pesquisa: Como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos químicos subjacentes à docência de professores egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, ao relatarem o ensino de Química que realizam na Educação Básica? Assumo a Pesquisa Narrativa como método de análise, e este estudo tem como sujeitos quatro pibidianos egressos do curso de Licenciatura em Química da UFMT, que estão atuando como professores de Química na Educação Básica. Com o resultado desse artigo observa-se com o episódio de aula dos professores colaboradores, que no entrelaçamento entre o Saber Científico e o Saber Pedagógico de Conteúdo, que a linguagem se torna fundamental, pois tanto ela pode ser instrumento para a discussão racional de conceitos químicos altamente matematizados, como pode veicular metáforas realistas, pretensamente didáticas, que obstaculizam o conhecimento científico.