ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A APRESENTAÇÃO DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIO AMBIENTAIS
Resumo
Apresentamos os resultados de uma investigação com o objetivo de analisar os posicionamentos de seis professores de Ciências no município de Tijucas, Santa Catarina sobre ética no ensino de ciências durante a apresentação em sala de aula sobre o tema transgênicos. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas e a técnica de complemento. Para as análises, definimos três unidades: a natureza da eticidade, discurso ideológico e desenvolvimento moral; e atitudes dos professores de Ciências em situações de tensão. De maneira geral, constatamos que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam a importância do tema transgênicos na prática docente, como o questionamento, valorizando, por exemplo, os registros e as informações oferecidas pela mídia em geral. Entretanto, alguns ainda parecem ter uma compreensão parcial de ética no ensino de ciências, não explicitando aspectos importantes, como seu posicionamento crítico e reflexivo sobre o uso dos transgênicos. Percebemos que eles apresentam noções sobre o “utilizar a ética”, no entanto ainda encontram dificuldades em efetivar nas salas de aula, um processo de formação ética.