ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A APRESENTAÇÃO DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIO AMBIENTAIS

  • Wanderley Brum
  • Elcio Schuhmacher

Resumo

Apresentamos os resultados de uma investigação com o objetivo de analisar os posicionamentos de seis professores de Ciências no município de Tijucas, Santa Catarina sobre ética no ensino de ciências durante a apresentação em sala de aula sobre o tema transgênicos. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas e a técnica de complemento. Para as análises, definimos três unidades: a natureza da eticidade, discurso ideológico e desenvolvimento moral; e atitudes dos professores de Ciências em situações de tensão. De maneira geral, constatamos que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam a importância do tema transgênicos na prática docente, como o questionamento, valorizando, por exemplo, os registros e as informações oferecidas pela mídia em geral. Entretanto, alguns ainda parecem ter uma compreensão parcial de ética no ensino de ciências, não explicitando aspectos importantes, como seu posicionamento crítico e reflexivo sobre o uso dos transgênicos. Percebemos que eles apresentam noções sobre o “utilizar a ética”, no entanto ainda encontram dificuldades em efetivar nas salas de aula, um processo de formação ética.

Publicado
2017-05-02
Como Citar
BRUM, Wanderley; SCHUHMACHER, Elcio. ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A APRESENTAÇÃO DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIO AMBIENTAIS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 13, p. 01-21, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/99>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##