As COMPREENSÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DO CONHECIMENTO SOBRE ÓTICA: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE PARA O ESTUDO DE FENÔMENOS DA NATUREZA

  • Wanderley Brum
  • Elcio Schuhmacher

Resumo

Os estudantes trazem à sala de aula um conjunto de explicações sobre determinado assunto, conhecido como conhecimentos prévios, muitas vezes diferente dos saberes científicos apresentados pela escola. Este ponto é essencialmente importante, uma vez que possibilita ao professor desacreditar que a apropriação de um conhecimento acontece pela simples transmissão. Os conhecimentos prévios são explicações funcionais para os objetos e fenômenos, muitas vezes pouco elaborados que precisam ser identificados e levados em consideração pelos professores de Física. Neste sentido, apresentamos uma experiência didática para o estudo do arco-íris, vivenciada em aulas de Física com estudantes da segunda série do ensino médio, analisada a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Entendemos que o ensino deve basear-se nas experiências pessoais que o estudante vivencia e que o papel do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conhecimentos prévios em sua estrutura cognitiva. Assim, de acordo com o pensamento ausubeliano, se o professor deseja ensinar significativamente, é preciso descobrir aquilo que o estudante já sabe, para enfim, direcionar seus ensinamentos.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
BRUM, Wanderley; SCHUHMACHER, Elcio. As COMPREENSÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DO CONHECIMENTO SOBRE ÓTICA: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE PARA O ESTUDO DE FENÔMENOS DA NATUREZA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 166-178, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/80>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos