A IMPORTÂNCIA DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO: A APLICAÇÃO NO ESTUDO DE BACTÉRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE HUMANA

  • Elcio Schuhmacher
  • Wanderley Brum

Resumo

A identificação das concepções alternativas dos estudantes é importante, pois são entendidas como produtos dos esforços imaginativos das crianças para descrever e explicar o mundo físico que as rodeiam. Tais concepções devem ser encaradas como construções pessoais, que o professor tem o dever de procurar conhecer, compreender, e valorizar para decidir o que fazer e como fazer o seu ensino, ao longo do estudo de um tópico. Tendo isto por base, este trabalho buscou identificar as concepções alternativas de vinte e cinco estudantes do sexto ano de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina sobre o tema: bactérias. A pesquisa tem caráter qualitativo e o instrumento para coleta de dados consiste de um questionário onde os resultados obtidos foram tabelados. Conclui-se que compreender a forma como o cotidiano e a mídia se inserem nas concepções das crianças pode ser determinante nas concepções das ciências pelas crianças. Deve ser objetivo do professor utilizar estratégias de ensino que possam, além de identificar as concepções alternativas dos estudantes, pensar em atividades de aprendizagem que possam estabelecer relações significativas entre as concepções dos estudantes e o conhecimento científico.

Publicado
2017-05-02
Como Citar
SCHUHMACHER, Elcio; BRUM, Wanderley. A IMPORTÂNCIA DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO: A APLICAÇÃO NO ESTUDO DE BACTÉRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE HUMANA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 7, n. 13, p. 38-47, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/101>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##