AULAS DIFERENCIADAS EM CIÊNCIAS NATURAIS / Classes differentiated in Natural Sciences

  • Ivanilda Lima
  • Adriano de Oliveira
  • Lizandra Martins

Resumo

Este trabalho tem por finalidade abordar a importância das aulas diferenciadas de Ciências Naturais, sob a percepção de alunos e professores do Ensino Fundamental II em duas escolas públicas do município de Manacapuru, Amazonas. Foram aplicados questionários a professores de Ciências Naturais e alunos para saber a importância que os mesmos atribuem a essas atividades diferenciadas, qual a frequência, as dificuldades enfrentadas, além de sugestões dos docentes e alunos. Os resultados apontaram que os docentes e discentes consideram essas atividades uma ferramenta imprescindível para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Apesar da pouca frequência, quando aplicadas mostrarem-se insuficientes e restritas a filmes e elaboração de desenhos, sendo, portanto, pouco dinamizadas. Quando realizadas de forma efetiva, essas atividades contribuem para despertar o interesse do aluno pela disciplina, estimulando sua curiosidade e proporcionando uma aprendizagem significativa, merecendo assim maior aplicação em sala de aula.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
LIMA, Ivanilda; DE OLIVEIRA, Adriano; MARTINS, Lizandra. AULAS DIFERENCIADAS EM CIÊNCIAS NATURAIS / Classes differentiated in Natural Sciences. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 38-47, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/195>. Acesso em: 12 nov. 2019.
Seção
Artigos