CONDIÇÃO DOS ESTUDANTES DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NOSDOSCOM OS COTIDIANOS DA ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA LIMA

  • Rudervania da Silva Lima Aranha Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O texto está construído em torno de uma interrogação sobre possibilidade e impedimentos que se colocam à vivência da condição dos estudantes do público da Educação Especial nosdoscom, os cotidianos da Escola Municipal Rui Barbosa Lima e da educação inclusiva com foco no combate ao capacitismo, na formação continuada de professores. A discussão surge no contexto do processo de pesquisaformação, do estudo e do diagnóstico escolar, elaborado de forma colaborativa com a escola, a qual buscou compreender o lugar que os processos de transformações que a escola precisa fazer para se tornar um ambiente educacional inclusivo. A pesquisa contou com uma fase empírica desenvolvida junto a um grupo de professores no curso de Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva em Contextos Interculturais realizado na Escola Municipal Rui Barbosa Lima, junto ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação/LEPETE da Universidade do Estado do Amazonas/UEA, em parceria com o Projeto Oficinas de Formação em Serviço/OFS da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/SEMED, no período de 2024 a 2025.

Publicado
2025-10-02
Como Citar
ARANHA, Rudervania da Silva Lima. CONDIÇÃO DOS ESTUDANTES DO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 7, out. 2025. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/4653>. Acesso em: 10 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i7.4653.