ABORDAGEM INTERDICISPLINAR: O ENSINO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, com a turma do 2º ano do ensino fundamental, anos iniciais, localizada na zona urbana da cidade de Manaus, cujo objetivo é introduzir as crianças na história da escrita, desde seus primeiros registros até as formas contemporâneas de comunicação escrita. Nesse sentido, ao adotar uma abordagem interdisciplinar, enfatiza-se a importância de explorar diferentes contextos de uso da linguagem, como textos informativos, literários, científicos, entre outros, para que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura e escrita de forma contextualizada e autêntica. Para isso, buscou-se proporcionar, experiências práticas e significativas, em que possam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais e relacionadas ao seu cotidiano. Portanto, a interdisciplinaridade no ensino de História no processo de alfabetização e letramento transcende as fronteiras convencionais do conhecimento, promovendo uma aprendizagem profunda e significativa.