A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS

  • Davi Piedade de Brito
  • Maria Quitéria Afonso Menezes
  • Rudervania da Silva Lima Aranha

Resumo

O presente relato de experiência formativa mostrou, com embasamentos científicos, a importância da psicomotricidade nos escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, na faixa etária de sete a onze anos, com o objetivo de desenvolver a psicomotricidade como ferramenta de ensino-aprendizagem, ampliando o leque motor dos escolares de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tentando, assim, diminuir as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. O projeto desenvolvido foi embasado por diversos autores que desenvolvem o uso da psicomotricidade em escolares. Utilizamos ferramentas da psicomotricidade para desenvolver aspectos motores, afetivos e cognitivos em alunos do ensino fundamental de uma instituição municipal. O comportamento motor está ligado diretamente ao desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno, enriquecendo, assim, o seu leque motor com habilidades simples e combinadas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 4°ano do ensino fundamental, com aulas semanais, que incluíam aulas práticas e também aulas teóricas. Dessa forma,
os alunos recebiam toda a parte teórica da educação física, como a criação das modalidades esportivas seus fundamentos e histórias, em forma de textos ou de atividades impressas.

Publicado
2024-05-03
Como Citar
BRITO, Davi Piedade de; MENEZES, Maria Quitéria Afonso; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 136 - 137, maio 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3548>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3548.

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