ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

  • Esmeralda Santos da Costa
  • Rudervania da Silva Lima Aranha

Resumo

O presente relato de experiência formativa, teve como objetivo fundante atuar pedagogicamente frente a um contexto de retorno dos estudantes, após o isolamento social, como forma de conter o contágio por Covid-19, de notável crescimento, dos índices de crianças não alfabetizadas. Com o propósito de enfrentamento ao contexto de defasagem de aprendizagem da leitura e da escrita, busquei traçar metas que pudessem me auxiliar na conquista de melhores resultados de alfabetização e letramento, junto à turma do 3º ano do ensino fundamental. Nesse contexto, elaborei um projeto de aprendizagem contextualizado, com o propósito de promover, entre os estudantes, um sentimento de pertencimento ao contexto, que pudesse atenuar a complexidade que envolve o processo cognitivo da aprendizagem da leitura e da escrita. Uma vez que, somos moradores da região Norte, especificamente no estado do Amazonas, que é a nossa casa e compreende boa parte do nosso referencial de vivências: de cultura, lazer e prazer. Assim, tendo o contexto amazônico como fonte inspiradora, busquei significar minha prática de alfabetização e letramento, de modo transdisciplinar, contextualizando-a a nossas vivências familiares locais: nossa culinária, cultura e história de diversidade, étnica, religiosa e cultural.

Publicado
2024-05-03
Como Citar
COSTA, Esmeralda Santos da; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 138 - 139, maio 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3549>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3549.

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