ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Resumo
O presente relato de experiência formativa, teve como objetivo fundante atuar pedagogicamente frente a um contexto de retorno dos estudantes, após o isolamento social, como forma de conter o contágio por Covid-19, de notável crescimento, dos índices de crianças não alfabetizadas. Com o propósito de enfrentamento ao contexto de defasagem de aprendizagem da leitura e da escrita, busquei traçar metas que pudessem me auxiliar na conquista de melhores resultados de alfabetização e letramento, junto à turma do 3º ano do ensino fundamental. Nesse contexto, elaborei um projeto de aprendizagem contextualizado, com o propósito de promover, entre os estudantes, um sentimento de pertencimento ao contexto, que pudesse atenuar a complexidade que envolve o processo cognitivo da aprendizagem da leitura e da escrita. Uma vez que, somos moradores da região Norte, especificamente no estado do Amazonas, que é a nossa casa e compreende boa parte do nosso referencial de vivências: de cultura, lazer e prazer. Assim, tendo o contexto amazônico como fonte inspiradora, busquei significar minha prática de alfabetização e letramento, de modo transdisciplinar, contextualizando-a a nossas vivências familiares locais: nossa culinária, cultura e história de diversidade, étnica, religiosa e cultural.