A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA

  • Aurea Helena Luz da Silva
  • Rudervania da Silva Lima Aranha
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3555

Resumen

O presente relato de experiência formativa intitulado “A ludicidade como estratégia para o desenvolvimento da leitura e escrita”, teve como objetivo estimular momentos lúdicos entre os estudantes para o desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula. Dessa forma, trabalhamos, com os estudantes da turma do 2º ano do ensino fundamental, anos iniciais, do turno matutino, oportunidades lúdicas para facilitar o trabalho em sala de aula e para que a turma fosse capaz de superar as dificuldades com as experiências uns dos outros. Assim, essas atividades realizadas em sala ajudaram aqueles estudantes que não têm, em casa, ajuda e incentivo pelos estudos. Essa atividade foi produtiva em relação ao acolhimento e valorização do sujeito aprendente. Portanto, a escola desempenha papel fundamental nos processos cultural e social dos estudantes. Aqueles que já sabiam ler e escrever interagiram com aqueles que apresentavam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. O tema escolhido foi pela necessidade de discutirmos essa problemática evidenciada durante a pesquisa de campo, pois, a maioria dos estudantes chega à escola sem saber ler e escrever. Os jogos didáticos criados também ajudaram esses estudantes a perceber que a escrita e a leitura não estão longe da sua realidade.

Publicado
2024-05-06
##submission.howToCite##
SILVA, Aurea Helena Luz da; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 143 - 144, may 2024. ISSN 2596-013X. Disponible en: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3555>. Fecha de acceso: 19 may 2024 doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3555.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>