LEITURA E PRODUÇÃO DE RIMAS
Resumo
O presente relato de experiência formativa desenvolvido no curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, refere-se a um relato de experiência formativa no ambiente escolar. Aborda a leitura e a produção de rimas em sala de aula, pequenos textos construídos pelos estudantes, em versos curtos, rimados, o que facilita a prática da oralidade, da leitura e da escrita. A forma de apresentação foi em consonância com o Projeto de Alimentação Saudável e Não Saudável, em que a criança se alfabetiza letrando, de forma contextualizada e interdisciplinar. Na estratégia metodológica, a produção de rimas foi efetuada em sala de aula; nesse sentido, foi proposto se introduzir o estudo do alfabeto, por meio de produção de rimas com os nomes das frutas, construir um pequeno livro com nomes de frutas, com o emprego de rimas em versos curtos, produzidos pelos estudantes. Conclui-se, considerandose o foco principal do relato de experiência, direcionado qualitativamente para o ensino da leitura e da escrita, por meio do emprego de rimas, que é função do professoreducador criar, de forma positiva, condições para que os alunos sejam protagonistas de suas aprendizagens.