LEITURA E PRODUÇÃO DE RIMAS

  • Maria Gracineide Tavares de Queiroz
  • Rudervania da Silva Lima Aranha

Abstract

O presente relato de experiência formativa desenvolvido no curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, refere-se a um relato de experiência formativa no ambiente escolar. Aborda a leitura e a produção de rimas em sala de aula, pequenos textos construídos pelos estudantes, em versos curtos, rimados, o que facilita a prática da oralidade, da leitura e da escrita. A forma de apresentação foi em consonância com o Projeto de Alimentação Saudável e Não Saudável, em que a criança se alfabetiza letrando, de forma contextualizada e interdisciplinar. Na estratégia metodológica, a produção de rimas foi efetuada em sala de aula; nesse sentido, foi proposto se introduzir o estudo do alfabeto, por meio de produção de rimas com os nomes das frutas, construir um pequeno livro com nomes de frutas, com o emprego de rimas em versos curtos, produzidos pelos estudantes. Conclui-se, considerandose o foco principal do relato de experiência, direcionado qualitativamente para o ensino da leitura e da escrita, por meio do emprego de rimas, que é função do professoreducador criar, de forma positiva, condições para que os alunos sejam protagonistas de suas aprendizagens.

Published
2024-05-06
How to Cite
QUEIROZ, Maria Gracineide Tavares de; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. LEITURA E PRODUÇÃO DE RIMAS. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 145, may 2024. ISSN 2596-013X. Available at: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3556>. Date accessed: 19 may 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3556.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>