O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CRIANÇAS DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS
Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, cujo objetivo é analisar o processo de alfabetização e letramento com crianças do 1º ano do ensino fundamental, anos iniciais. Foi utilizada a metodologia de projetos, estudada no decorrer do curso. Foram trabalhadas atividades com a participação de todos os estudantes no processo de
ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se tornasse mais eficaz. A realidade que encontrei no início do ano letivo, ao fazer o diagnóstico da turma, foi a de estudantes que estavam em atraso de linguagem, o que comprometia os seus processos de adquirir vocabulários condizentes com sua idade; crianças que falavam de forma incorreta, a ponto de eu não compreender, e com dificuldade para produzirem frases gramaticalmente organizadas, não conseguiam relatar histórias vividas no cotidiano, eu lia histórias e elas não conseguiam recontar, crianças que não conseguiam manter uma conversa coerente. Enfim, além da linguagem verbal, as atividades favoreceram o desenvolvimento da linguagem corporal, e os estudantes perceberam que nos comunicamos com todo o nosso corpo e que todos esses recursos que temos são importantes para estabelecermos uma comunicação com o próximo e com o mundo que nos cerca.