O USO DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
A interação com jogos e atividades lúdicas que envolvem desafios cognitivos oferece, aos discentes, a oportunidade de construírem conhecimento de forma ativa, promovendo o desenvolvimento de suas estruturas mentais e o raciocínio lógico. O artigo apresenta o emprego dessas abordagens lúdicas como recurso didático nas disciplinas de português, matemática, ciências e geografia, proporcionando um
olhar interdisciplinar e abrangente para a formação educacional dos estudantes. A pesquisa enfatiza a importância do educador em mediar o conhecimento e criar um ambiente educacional estimulante e agradável e sair da estrutura convencional atual – pedagogia tradicional – desenvolvendo atividades que permitam o envolvimento ativo dos estudantes na construção do conhecimento dentro da sala de aula. Assim, ao adotar uma abordagem interdisciplinar, destacase a importância de se trabalhar jogos e atividades lúdicas como estratégia pedagógica eficaz para tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso, pois, ao participarem de atividades divertidas e desafiadoras, os estudantes demonstram maior motivação para se envolverem ativamente no processo educacional.