O PAPEL DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM FOCO NA APRENDIZAGEM

  • Mateus de Melo Matos
  • Maria Quitéria Afonso Menezes
  • Rudervania da Silva Lima Aranha
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3545

Resumen

Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, e teve como objetivo discutir acerca das minhas estratégias utilizadas em campo, enquanto professor de educação física, no período de 2021 a 2023, com as turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Teve como objetivo específico entender a importância da psicomotricidade no desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo e motor dos estudantes. Utilizou-se, para tanto, o levantamento realizado durante a elaboração do projeto formativo da escola, apresentado durante as aulas ministradas na Oficina de Formação em Serviço (OFS), do Curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvido na Escola. Concluo ressaltando a importância da educação física dentro do ambiente escolar: os jogos, as brincadeiras, o desporto e outros, que estimulam os alunos a aperfeiçoarem a sua capacidade motora, afetiva e cognitiva, auxiliando significativamente não somente na aprendizagem, mas também na melhoria do indivíduo em seu aspecto humano. O respeito pelo próximo, o conhecimento corporal e a aprendizagem motora representarão, para esse estudante, um diferencial em sua caminhada
estudantil e profissional.

Publicado
2024-05-03
##submission.howToCite##
MATOS, Mateus de Melo; MENEZES, Maria Quitéria Afonso; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. O PAPEL DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM FOCO NA APRENDIZAGEM. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 130 - 131, may 2024. ISSN 2596-013X. Disponible en: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3545>. Fecha de acceso: 19 may 2024 doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3545.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>