O LÚDICO NO PROCESSO DO ENSINO DAS LENDAS BRASILEIRAS

  • Rosana Fonseca de Souza
  • Rudervania da Silva Lima Aranha

Resumo

O artigo descreve a experiência formativa desenvolvida na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, com a turma do 1º ano do ensino fundamental, anos iniciais, localizada na zona urbana da cidade de Manaus, no período de 2021 a 2023, cujo objetivo foi analisar a importância do lúdico no processo do ensino por meio das lendas brasileiras. As contribuições teórico-metodológicas, na perspectiva da prática docente, trouxeram conhecimentos atualizados e um novo olhar em relação ao ensino-aprendizagem, além da reflexão sobre a prática do cotidiano escolar. Ao adotar uma abordagem interdisciplinar, destaca-se a importância de trabalhar o lúdico no aprendizado dos estudantes, e, assim, explorar o lúdico no aprendizado do ensino das lendas brasileiras, estimulando à imaginação, à criatividade e à reflexão. Desse modo, a experiência formativa desenvolvida na escola, despertou a curiosidade dos estudantes e a imaginação deles, por meio das lendas abordadas na sala de aula. Também ocorreu a parceria escola e família, pois, os pais e responsáveis compareceram ao ambiente escolar, para verem a apresentação dos estudantes na escola.

Publicado
2024-05-06
Como Citar
SOUZA, Rosana Fonseca de; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. O LÚDICO NO PROCESSO DO ENSINO DAS LENDAS BRASILEIRAS. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 148, maio 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3558>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3558.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>