O LETRAMENTO POR MEIO DO CONTEXTO DA CULTURA AMAZÔNICA
Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, com a turma do 3º ano do ensino fundamental, anos iniciais, localizada na zona urbana da cidade de Manaus, cujo objetivo é estimular o crescimento individual e coletivo dos estudantes, por meio da cultura amazônica, que é tão rica e exuberante em todos os aspectos. O projeto de aprendizagem “O letramento por meio do contexto da cultura amazônica” foi idealizado a partir da matriz problematizadora. Poder trazer assuntos relacionados a esse tema faz com que os estudantes enriqueçam suas vidas culturalmente com informações tão importantes e relevantes. O processo ensino-aprendizagem encontra vários obstáculos no âmbito da sala de aula, a começar pelas salas lotadas, alunos sem ou com laudos sem nenhum mediador para auxiliar esse processo, famílias sem comprometimento com os afazeres pedagógicos dos estudantes ou com problemas familiares e financeiros, entre outros percalços. Para essas dificuldades, é trabalhado bastante o uso de leitura de livros paradidáticos, e foi observada evolução com as atividades propostas, pois, os alunos ficaram mais
participativos e conscientes de sua interação.