O LETRAMENTO POR MEIO DO CONTEXTO DA CULTURA AMAZÔNICA

  • Tatiane da Silva Monteiro
  • Rudervania da Silva Lima Aranha

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, com a turma do 3º ano do ensino fundamental, anos iniciais, localizada na zona urbana da cidade de Manaus, cujo objetivo é estimular o crescimento individual e coletivo dos estudantes, por meio da cultura amazônica, que é tão rica e exuberante em todos os aspectos. O projeto de aprendizagem “O letramento por meio do contexto da cultura amazônica” foi idealizado a partir da matriz problematizadora. Poder trazer assuntos relacionados a esse tema faz com que os estudantes enriqueçam suas vidas culturalmente com informações tão importantes e relevantes. O processo ensino-aprendizagem encontra vários obstáculos no âmbito da sala de aula, a começar pelas salas lotadas, alunos sem ou com laudos sem nenhum mediador para auxiliar esse processo, famílias sem comprometimento com os afazeres pedagógicos dos estudantes ou com problemas familiares e financeiros, entre outros percalços. Para essas dificuldades, é trabalhado bastante o uso de leitura de livros paradidáticos, e foi observada evolução com as atividades propostas, pois, os alunos ficaram mais
participativos e conscientes de sua interação.

Publicado
2024-05-06
Como Citar
MONTEIRO, Tatiane da Silva; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. O LETRAMENTO POR MEIO DO CONTEXTO DA CULTURA AMAZÔNICA. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 141 - 142, maio 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3554>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3554.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>