SEMEAR EDUCAÇÃO POR MEIO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

  • Abrão Braga Fonseca
  • Maria Quitéria Afonso Menezes
  • Rudervania da Silva Lima Aranha

Resumo

O presente relato de experiência é resultado das atividades experimentais do Curso de Especialização em “Gestão de Projetos e Formação Docente”, da Universidade do Estado do Amazonas. Tal experiência foi vivenciada no Projeto de Formação em Serviço, que se refere à disciplina Projetos de Aprendizagem – Execução e Avaliação. As atividades foram realizadas na turma do 3º ano, na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, que é uma escola de ensino fundamental, anos iniciais. Assim, o objetivo fundante deste relato foi conhecer, por meio da disciplina Ciências da Natureza, a existência de micro-organismo protozoário denominado plasmódio causador, que é o mosquito transmissor da doença malária que afeta a saúde dos estudantes da Escola Municipal Lígia Mesquita Fialho. A proposta pedagógica teve como objetivo demonstrar, por meio da disciplina de ciências, que podemos descobrir algo diferente no cotidiano, além de estimular a curiosidade dos estudantes, identificando e conhecendo o agente etiológico, nesse caso, o protozoário denominado Plasmódio, causador da doença por malária. Por fim, os
objetivos foram alcançados, pois esta pesquisa salienta a importância do ensino de ciências na educação dos estudantes dos anos iniciais.

Publicado
2024-05-03
Como Citar
FONSECA, Abrão Braga; MENEZES, Maria Quitéria Afonso; ARANHA, Rudervania da Silva Lima. SEMEAR EDUCAÇÃO POR MEIO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 134 - 135, maio 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3547>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3547.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>