Políticas públicas educacionais para a inclusão social e cognitiva: percepções e reflexões na Assistência à Docência
Resumo
O presente relato de experiência tem por objetivo demonstrar a importância e a luta das políticas públicas educacionais na inserção de alunos com deficiência para uma educação de equidade. Para a realização deste, procurei fazer um recorte a partir de uma experiência vivida por meio do Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Escola Municipal Padre Mauro Fancello, destacando quais os desafios vivenciados nos cotidianos dessa escola e ratificando a importância das políticas públicas educacionais para uma educação inclusiva, democrática e cidadã. Nesse contexto, para a fundamentação teórica deste trabalho dialoguei com alguns autores, a saber: Maria Teresa Eglér Mantoan (2006), Rubem Alves (2004), Magda Soares (2003), Maria Odete Emygdio da Silva (2008) e Paulo Freire (1996).