A perspectiva da Sociologia da Infância sobre o papel do brincar na Educação Infantil

  • Ruth Feijó
  • Alessandra Aguiar
  • Lucilene Santos
  • Jediã Lima

Resumo

Este trabalho, parte do Projeto Assistência à Docência, tem como objetivo refletir sobre a prática da pedagogia a partir das experiências vividas na turma do primeiro período do CMEI Argentina Barros, localizado na Divisão Distrital Centro-Sul da cidade de Manaus/ AM. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi necessário efetuar um levantamento teórico e executar sua análise com base na fundamentação de artigos, livros de professores, pesquisadores e filósofos na área da Educação Infantil, sendo elementos imprescindíveis para a elaboração de pressupostos que auxiliam nas reflexões apresentadas ao longo do trabalho. Para nos orientar até o objetivo central, foram realizados relatos das trajetórias pessoais, vida acadêmica e experiências de práticas docentes. Por fim, procuramos refletir e interpretar as experiências do brincar, obtidas dentro da sala de aula, levando em consideração os princípios da Educação Infantil dispostos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96.

Publicado
2023-11-20
Como Citar
FEIJÓ, Ruth et al. A perspectiva da Sociologia da Infância sobre o papel do brincar na Educação Infantil. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3244>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3244.

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