Currículo: reafirmação de identidade e pertencimento

  • Karine Nascimento
  • Lucilene Santos
  • Maria Menezes

Resumo

Este trabalho objetiva demonstrar o currículo por meio de saberes na reafirmação de identidade e pertencimento. Utilizando a contação de história na prática da Assistência à Docência foi possível uma análise da dialogicidade entre esses aspectos do currículo e o cotidiano das crianças da sala de Educação Infantil na Escola Kanata T-ykua. Os elementos que fazem parte do currículo oficial são diluídos diante de tantos saberes explícitos nas aprendizagens sociais das crianças pequenas e demonstraram no diálogo de contar histórias que o currículo é que sabem e o que vivem, passando de geração para geração, nos permitindo apreender que a construção de conhecimentos a respeito do currículo não escolar, na representação da cultura e identidade Kambeba ocorre por meio de seus saberes e modos de vida. Dessa forma, ouvir as histórias deles como prática discente/docente em sala de aula proporcionou a compreensão de currículo na “Kanata” e é um diálogo permanente com o contexto cultural subjetivo que reafirma identidade e pertencimento na representatividade do povo Kambeba.

Publicado
2023-11-20
Como Citar
NASCIMENTO, Karine; SANTOS, Lucilene; MENEZES, Maria. Currículo: reafirmação de identidade e pertencimento. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3252>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3252.

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