Educação Ambiental e princípios básicos da Matemática na Educação Infantil
Resumen
O presente relato tem como objetivo apresentar a importância da Educação Ambiental na Educação Infantil apontando a relevância da contação de histórias e princípios básicos da Matemática. Apresenta uma análise das experiências vividas em uma turma de primeiro período em um Centro de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Manaus/AM. Para realização desta vivência utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa, além disso o relato apoia se em autores como Kishimoto (2010) e Dante (1996). As atividades realizadas em sala de aula propiciam às crianças explorações e vivências em diferentes campos de experiências que garantiram o direito ao brincar e explorar, oportunizando momentos de interação despertando-as para as relações cotidianas com a contação de histórias o cuidado ao Meio Ambiente a partir da Coleta Seletiva, intercambiando saberes interdisciplinarmente com os conhecimentos matemáticos, tão fundamentais para o desenvolvimento das diferentes linguagens na Educação Infantil com escutas, falas, pensamentos e imaginação.