Educação Ambiental e princípios básicos da Matemática na Educação Infantil

  • Ananda Menezes
  • Túlio Rodrigues
  • Maria Afonso
  • Lucilene Santos
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3253

Resumen

O presente relato tem como objetivo apresentar a importância da Educação Ambiental na Educação Infantil apontando a relevância da contação de histórias e princípios básicos da Matemática. Apresenta uma análise das experiências vividas em uma turma de primeiro período em um Centro de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Manaus/AM. Para realização desta vivência utilizamos como metodologia uma abordagem qualitativa, além disso o relato apoia se em autores como Kishimoto (2010) e Dante (1996). As atividades realizadas em sala de aula propiciam às crianças explorações e vivências em diferentes campos de experiências que garantiram o direito ao brincar e explorar, oportunizando momentos de interação despertando-as para as relações cotidianas com a contação de histórias o cuidado ao Meio Ambiente a partir da Coleta Seletiva, intercambiando saberes interdisciplinarmente com os conhecimentos matemáticos, tão fundamentais para o desenvolvimento das diferentes linguagens na Educação Infantil com escutas, falas, pensamentos e imaginação.

Publicado
2023-11-20
##submission.howToCite##
MENEZES, Ananda et al. Educação Ambiental e princípios básicos da Matemática na Educação Infantil. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponible en: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3253>. Fecha de acceso: 19 may 2024 doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3253.

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