Assistência à Docência: reflexões sobre a ludicidade no ensino da Língua Portuguesa e de Matemática
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas por discentes dos cursos de Licenciatura em Letras e Matemática em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental. Portanto, este relato de experiência apresenta a trajetória acadêmica de dois universitários até o ingresso no Projeto Assistência à Docência (PAD), as atividades desenvolvidas com auxílio das formações viabilizadas pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) e, por fim, algumas reflexões a respeito das práticas docentes voltadas para o ensino lúdico de Língua Portuguesa e Matemática. Com base nos pressupostos teóricos de Piaget (1978), Friedmann (2003) e Winnicott (1985), nas práticas realizadas na escola relatada e nas vivências no PAD, obtivemos resultados que evidenciam a relevância do trabalho com o lúdico em sala de aula tanto para o desenvolvimento infantil quanto para a apreensão do conteúdo ministrado.