Assistência à Docência: reflexões sobre a ludicidade no ensino da Língua Portuguesa e de Matemática

  • Marcelo Seixas
  • Laura Viana
  • Maria Silva
  • Lucilene Santos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas por discentes dos cursos de Licenciatura em Letras e Matemática em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental. Portanto, este relato de experiência apresenta a trajetória acadêmica de dois universitários até o ingresso no Projeto Assistência à Docência (PAD), as atividades desenvolvidas com auxílio das formações viabilizadas pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) e, por fim, algumas reflexões a respeito das práticas docentes voltadas para o ensino lúdico de Língua Portuguesa e Matemática. Com base nos pressupostos teóricos de Piaget (1978), Friedmann (2003) e Winnicott (1985), nas práticas realizadas na escola relatada e nas vivências no PAD, obtivemos resultados que evidenciam a relevância do trabalho com o lúdico em sala de aula tanto para o desenvolvimento infantil quanto para a apreensão do conteúdo ministrado.

Publicado
2023-11-20
Como Citar
SEIXAS, Marcelo et al. Assistência à Docência: reflexões sobre a ludicidade no ensino da Língua Portuguesa e de Matemática. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3248>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3248.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 > >>