Luz, Câmera e Ação: experiências com a cultura maker na Educação Infantil

  • Mariana Santos
  • Lucilene Santos
  • Ana Martins
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3262

Resumen

O presente relato de experiência trata sobre a cultura maker na sala de referência, onde as crianças puderam colocar a mão na massa e construir seu próprio recurso didático, incentivando autonomia e a aprendizagem; foram utilizados materiais de baixo custo que produzem sombras, o qual foi chamado de lanterna mágica. O brincar com a luz, a câmera e a ação no contexto das emoções e interações das crianças, a partir de um material lúdico, com a simulação do funcionamento de um projetor e a utilização de um recurso tecnológico, estimulou a criatividade, a imaginação e a imersão das crianças nas diferentes linguagens. A experiência foi desenvolvida no Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), as vivências da assistência a docência, foram realizadas no CMEI Argentina Barros. Para embasar este relato, alguns autores Candau(1997), Nóvoa (2002), Freire (1997), Silveira(2016), Vygotsky(1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), foram basilares neste diálogo que consolida o aporte teórico quanto à importância da formação de professores(as) e a vivência de experiências significativas com a cultura maker para a primeira infância com o brincar e o aprender na Educação Infantil.

Publicado
2023-11-20
##submission.howToCite##
SANTOS, Mariana; SANTOS, Lucilene; MARTINS, Ana. Luz, Câmera e Ação: experiências com a cultura maker na Educação Infantil. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponible en: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3262>. Fecha de acceso: 19 may 2024 doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3262.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>