Contação de histórias: uma experiência da Assistência à Docência em uma escola ribeirinha

  • Larissa Barboza
  • Laura Viana
  • Ana Martins
  • Maria Silva

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade partilhar experiências vivenciadas em sala de aula por duas graduandas do curso de Letras em uma Escola ribeirinha da Rede Municipal de Manaus: Escola Municipal Profª Dian Kelly do Nascimento Mota. As práticas docentes aconteceram em uma turma de Educação Infantil, de segundo período, e foram oportunizadas pelo Projeto de Assistência à Docência (PAD) da Universidade do Estado do Amazonas/UEA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). A partir dessa experiência, objetivou-se aplicar os conhecimentos obtidos em formações do PAD no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), de forma que a contação de histórias estimulasse a curiosidade e a interação das crianças em relação à leitura. No decorrer do artigo, são trazidos os resultados dessa atividade, com os devidos detalhamentos. Ademais, no corpo deste relato, estão presentes as trajetórias acadêmicas das discentes, as vivências no chão da escola, aprendizados no LEPETE, a atividade de contação de história desenvolvida na escola ribeirinha e reflexões acerca dessa experiência. Como embasamento teórico, foram contempladas as visões de Paulo Freire (1989), Simone Follador (2011), Isabel Solé (2014), além das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2010).

Publicado
2023-11-20
Como Citar
BARBOZA, Larissa et al. Contação de histórias: uma experiência da Assistência à Docência em uma escola ribeirinha. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3250>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3250.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>