O poema em sala de aula: uma experiência transdisciplinar

  • Rafaela Oliveira
  • Maria Silva
  • Maria Afonso

Resumo

Este relato aborda a perspectiva pessoal, bem como os desafios ao desenvolver uma atividade específica do componente curricular de Língua Portuguesa, por meio do poema “No caminho com Maiakóvski” a partir da transdisciplinaridade, realizada na Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro, com as turmas do 9º Ano do Fundamental Anos Finais em 2022. Tratarei também da importância das formações continuadas ministradas pelo Projeto Assistência à Docência (PAD), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), as quais contribuíram para o entendimento entre o currículo acadêmico e o cotidiano da escola. Trago para o embasamento teórico os autores como Freire (2007) e Morin (2000). O principal objetivo deste trabalho é relatar a experiência realizada, utilizando a transdisciplinaridade como fio condutor para ressignificar a leitura do gênero textual poema e a reflexão entre os alunos, por meio de um diálogo significativo e importante para desenvolver a criticidade e autonomia dos estudantes.

Publicado
2023-11-20
Como Citar
OLIVEIRA, Rafaela; SILVA, Maria; AFONSO, Maria. O poema em sala de aula: uma experiência transdisciplinar. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3265>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3265.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>