Literatura Infantil: a fantasia e a imaginação no processo de Alfabetização e Letramento

  • Karina Inácio
  • Lara Oliveira
  • Maria Menezes
  • Maria Silva

Resumo

Este relato apresenta a vivência em uma escola pública municipal de Manaus/AM, através do Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinaridades em Educação (LEPETE), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por duas graduandas, uma de Letras e outra de Pedagogia, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O objetivo é relatar a experiência realizada utilizando o contexto da Literatura Infantil do gênero textual conto, para trabalhar aspectos nos campos da Alfabetização e do Letramento, dentro de uma abordagem interdisciplinar a partir das contribuições de Magda Soares (2009), Rildo Cosson (2007) e Isabel Solé (2014) para uma reflexão mais aprofundada sobre as possibilidades que tal gênero e estratégias colaboram para uma aula atrativa, criativa e lúdica. Além de ressaltar as contribuições que a atividade proporcionou para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, tanto para os assistentes docentes (AD) quanto para os alunos.

Publicado
2023-11-20
Como Citar
INÁCIO, Karina et al. Literatura Infantil: a fantasia e a imaginação no processo de Alfabetização e Letramento. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3261>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3261.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>