Literatura Infantil: a fantasia e a imaginação no processo de Alfabetização e Letramento
Resumo
Este relato apresenta a vivência em uma escola pública municipal de Manaus/AM, através do Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinaridades em Educação (LEPETE), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por duas graduandas, uma de Letras e outra de Pedagogia, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. O objetivo é relatar a experiência realizada utilizando o contexto da Literatura Infantil do gênero textual conto, para trabalhar aspectos nos campos da Alfabetização e do Letramento, dentro de uma abordagem interdisciplinar a partir das contribuições de Magda Soares (2009), Rildo Cosson (2007) e Isabel Solé (2014) para uma reflexão mais aprofundada sobre as possibilidades que tal gênero e estratégias colaboram para uma aula atrativa, criativa e lúdica. Além de ressaltar as contribuições que a atividade proporcionou para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, tanto para os assistentes docentes (AD) quanto para os alunos.