Educação, trabalho e aprendizagem em geografia: análise dos enfrentamentos da EJA em uma escola municipal de Manaus/AM

  • Paulo Santos
  • Maria Menezes
  • Jediã Lima

Resumo

Este relato demonstra que as condições de trabalho disponíveis para os educandos da Educação de Jovens e Adultos não fornecem subsídios para que estes concluam os estudos no ensino regular. A imposição do mercado e a necessidade de sobrevivência causam a exclusão social. Nesse sentido, percebe-se que são diversos os fatores cotidianos enfrentados pelos educandos da EJA e que, são justamente estes condicionantes da vida, como a necessidade de manter trabalho e escola que pesaram para que fossem interrompidos os estudos no ensino regular. Para a efetivação desta pesquisa, duas turmas foram acompanhadas desde o início do ano letivo de 2022 em um Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) na zona leste da cidade de Manaus-Am. Para fundamentar a pesquisa, também foram realizadas coletas de dados na escola, onde os educandos puderam contribuir através de relatos sobre suas trajetórias de vida. No primeiro momento deste trabalho é apresentada a trajetória do AD Paulo Braz. No segundo momento, os enredos e vivências no Projeto Assistência à Docência (PAD). No terceiro, uma discussão teórica conceitual sobre a aprendizagem em geografia na EJA: As lutas e resistências em uma escola na cidade de Manaus-am. No quarto momento é abordada a experiência vivenciada no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) Samuel Isaac Benchimol. E por fim, no quinto momento é discutida a importância das formações continuadas para a profissionalização docente.

Publicado
2023-11-20
Como Citar
SANTOS, Paulo; MENEZES, Maria; LIMA, Jediã. Educação, trabalho e aprendizagem em geografia: análise dos enfrentamentos da EJA em uma escola municipal de Manaus/AM. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3256>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3256.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>