Formação inicial e artesania da docência: diálogos nosdoscom os cotidianos na educação infantil
Resumo
O presente trabalho tem como intuito relatar as experiências das práticas ressignificadas do cotidiano da Educação Infantil no CMEI Argentina Barros, no ano de 2022, proporcionado pelos Projetos Oficinas de Formação em Serviços (OFS) e Assistência à Docência(PAD), projetos que fazem parte do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) em conjunto com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). As experiências vivenciadas na prática da assistência docente surgiram com o interesse de relatar os diálogos e artesanias da docência no cotidiano escolar da Educação Infantil da turma do 1° período, bem como suas contribuições para formação inicial. Sobretudo, explanar sob a ótica do docente em processo de formação e construção de seus elementos estruturantes, e assim ressignificar práticas pedagógicas, aprendendo, compartilhando saberes e fazeres pedagógicos, tecendo seus conhecimentos teóricos e práticos. Trouxemos para o diálogo desta narrativa alguns autores como: Mello (2015), Siste (2003), Pereira (2022), Sarmento, Rocha e Paniago (2018), Freire (1996), Giroux (1997), como também o documento norteador das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2010).