Educação infantil na escola pública: experiências, interações e percepções da Assistência à Docência

  • Fernanda Silva
  • Yasmin Santos
  • Ana Martins
  • Jediã Lima

Resumo

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do relato de experiência desenvolvido no Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), trazendo narrativas sobre a importância do brincar na Educação Infantil, com turmas do 2º período, em uma escola da Rede Municipal de Manaus, o qual faz parte do Projeto Oficinas de Formação em Serviço (OFS), sendo fundamental para produzirmos nossa experiência acerca do tema proposto. Com o intuito de dialogar com as narrativas, vamos destacar a fundamentação teórica para a idealização deste relato, estabelecendo assim relações com alguns autores como, Paulo Nunes de Almeida (1995), Carlina Rinaldi (2002), E.V. Borges (2021) e L.S. Vygotsky (1991), entre outros que nos norteiam em cada estágio desta produção. Através das atividades realizadas, podemos entender o papel do professor, que seleciona as experiências, os jogos e as brincadeiras que acontecem dentro da sala de referência, tendo a compreensão e considerando a maneira como a criança consegue aprender com maior facilidade e interação, favorecendo a ludicidade, a criatividade e autonomia das crianças e a imersão em diferentes formas de expressão.

Publicado
2023-11-20
Como Citar
SILVA, Fernanda et al. Educação infantil na escola pública: experiências, interações e percepções da Assistência à Docência. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3255>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3255.

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