Escola Ribeirinha: elementos do imaginário e do fantástico todoroviano na cultura amazônica
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo relatar a trajetória acadêmica de um estudante do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), assim como a vivência de uma experiência de sala de aula com a turma do 5º ano em contexto ribeirinho na Escola Municipal Dian Kelly do Nascimento Mota, no ano de 2022. Possibilitado pelo Projeto Assistência à Docência (PAD) e realizado no âmbito do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), o relato visa refletir acerca do imaginário e da cultura amazônica como elementos presentes e ativos na sala de aula e constituintes da cultura própria dos alunos, consubstancialmente à sua manifestação como característica do fantástico. O pressuposto que norteia essa reflexão circunda os conceitos de cultura amazônica e imaginário, de Paes Loureiro (2015), e de literatura fantástica, segundo Todorov (2012), onde a escola, a floresta e o rio têm significados que superam o olhar comum e dão a eles um aspecto de vida e poeticidade que interage o natural com o sobrenatural, propiciando uma postura de suspensão entre eles sustentada pelo fantástico.