Escola Ribeirinha: elementos do imaginário e do fantástico todoroviano na cultura amazônica

  • Edson Fernandes
  • Lucilene Santos
  • Ana Martins
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3257

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo relatar a trajetória acadêmica de um estudante do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), assim como a vivência de uma experiência de sala de aula com a turma do 5º ano em contexto ribeirinho na Escola Municipal Dian Kelly do Nascimento Mota, no ano de 2022. Possibilitado pelo Projeto Assistência à Docência (PAD) e realizado no âmbito do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), o relato visa refletir acerca do imaginário e da cultura amazônica como elementos presentes e ativos na sala de aula e constituintes da cultura própria dos alunos, consubstancialmente à sua manifestação como característica do fantástico. O pressuposto que norteia essa reflexão circunda os conceitos de cultura amazônica e imaginário, de Paes Loureiro (2015), e de literatura fantástica, segundo Todorov (2012), onde a escola, a floresta e o rio têm significados que superam o olhar comum e dão a eles um aspecto de vida e poeticidade que interage o natural com o sobrenatural, propiciando uma postura de suspensão entre eles sustentada pelo fantástico. 

Publicado
2023-11-20
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FERNANDES, Edson; SANTOS, Lucilene; MARTINS, Ana. Escola Ribeirinha: elementos do imaginário e do fantástico todoroviano na cultura amazônica. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponible en: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3257>. Fecha de acceso: 19 may 2024 doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3257.

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