A comunicação intercultural no contexto da inclusão e socialização de alunos venezuelanos
Resumo
Este relato apresenta a vivência e as práticas desenvolvidas e ressignificadas pelo Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Arte e Cultura, tendo como objetivo explorar a comunicação intercultural e o multiculturalismo dos alunos venezuelanos na perspectiva da inclusão. Além disso, relatar a importância do projeto na vida acadêmica e profissional dos assistentes à docência e a utilização dos conhecimentos adquiridos no processo da formação inicial e continuada no fazer pedagógico da sala de aula. Para tanto, foram tratados ao longo das narrativas, alguns autores para dialogar com a experiência vivida como: Bonato (2012), Lima (2015), Baptaglin (2021), Freire (2016), Fleuri (2002), Mantoan (2003) e Candau (2003), trazendo os desafios e as práticas pedagógicas frente às diferenças no cotidiano das escolas promovendo a comunicação intercultural.