Gênero textual cartaz: estimulando a linguagem oral e escrita em uma sala multisseriada

  • Silmara Santos
  • Ângela Brito
  • Rodrigo Cavalcante
  • Maria Silva
  • Maria Afonso

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar as experiências com gêneros textuais em uma turma multisseriada de uma Escola Municipal Rural Rodoviária, vivenciadas por discentes dos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia com o intuito de promover a interação entre alunos com diferentes níveis de letramento. Apresentamos as trajetórias acadêmicas de três universitários até o ingresso no Projeto Assistência à Docência (PAD), a utilização do gênero textual cartaz como instrumento pedagógico capaz de coexistir entre uma especificidade (sala de aula multisseriada) e uma realidade de ensino tradicional, auxiliando no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Denota-se também a relevância das formações realizadas pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que alicerçaram uma base sólida mediante os múltiplos conhecimentos adquiridos nos momentos formativos. Como aporte teórico, trazemos as seguintes autoras: Magda Soares (2022) e Marcushi (2009) dentre outros. Observamos, assim, que o emprego do cartaz como meio de aprendizagem nos permitiu trabalhar de forma satisfatória com alunos em fases mais avançadas, bem como em fases mais iniciais de alfabetização.

Publicado
2023-11-20
Como Citar
SANTOS, Silmara et al. Gênero textual cartaz: estimulando a linguagem oral e escrita em uma sala multisseriada. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3260>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3260.

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