A influência sociocultural nos cotidianos do ambiente escolar da Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro

  • Maria Neves
  • Mariele Silva
  • Jediã Lima
  • Maria Silva

Resumo

O relato a seguir traduz a experiência vivida em outubro de 2022 na Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro por graduandas de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participantes do Projeto Assistência à Docência (PAD). O relato se encaminha pelo viés sociocultural, analisando, a partir dos desdobramentos/ressignificar pedagógicos propostos pelas Assistentes Docentes (AD), a influência da cultura da comunidade presente ao redor da escola e como esta aflige as relações naquele contexto escolar. Considerando o ano atípico de 2022, visto que se trata da volta às aulas no período pós-pandêmico, o ano de eleições e o início de uma turma de 8º ano, e tendo nossa primeira experiência nos Anos Finais do Ensino Fundamental no chão da escola (sendo que os dois últimos anos foram vividos atrás de telas), discorreremos nossa intervenção a partir dessas lentes. Para a construção dessa narrativa, dialogaremos com Vera Candau (2012), Juarez Dayrell (1999), Paulo Freire (1996), Selma Garrido Pimenta (2012) e Maurice Tardif (2012).

Publicado
2023-11-20
Como Citar
NEVES, Maria et al. A influência sociocultural nos cotidianos do ambiente escolar da Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3242>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3242.

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