A socioafetividade na perspectiva intercultural em uma escola municipal de Manaus
Resumen
Nas escolas periféricas de Manaus diariamente encontramos salas múltiplas, interculturais e heterogêneas. Entretanto, no que diz respeito à educação escolar, é notório perceber a importância da formação continuada para os professores atenderem às demandas de salas tão diversas. É nesse cosmos de sentimentos que esse trabalho tem como objetivo relatar as vivências de uma sala multicultural - 1ºAno B do turno matutino, da Escola Municipal Lígia Mesquita Fialho, tendo como base o Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvido no ano de 2022. Posto isso, compreendemos que desenvolver laços afetivos com as crianças e promover a interculturalidade, evidenciam cenas da vida e viram histórias para quem gosta de ensinar. Outrora, em conjunto com a socioafetividade, a presente obra irá também conversar com a educação intercultural, característica marcante da turma articulada no relato e contará com contribuições de Hanna (2015), Candau (2016) e Alves (2012).