A socioafetividade na perspectiva intercultural em uma escola municipal de Manaus

  • Alexandrina Rabelo
  • Maria Silva
  • Ana Martins
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3245

Resumen

Nas escolas periféricas de Manaus diariamente encontramos salas múltiplas, interculturais e heterogêneas. Entretanto, no que diz respeito à educação escolar, é notório perceber a importância da formação continuada para os professores atenderem às demandas de salas tão diversas. É nesse cosmos de sentimentos que esse trabalho tem como objetivo relatar as vivências de uma sala multicultural - 1ºAno B do turno matutino, da Escola Municipal Lígia Mesquita Fialho, tendo como base o Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvido no ano de 2022. Posto isso, compreendemos que desenvolver laços afetivos com as crianças e promover a interculturalidade, evidenciam cenas da vida e viram histórias para quem gosta de ensinar. Outrora, em conjunto com a socioafetividade, a presente obra irá também conversar com a educação intercultural, característica marcante da turma articulada no relato e contará com contribuições de Hanna (2015), Candau (2016) e Alves (2012). 

Publicado
2023-11-20
##submission.howToCite##
RABELO, Alexandrina; SILVA, Maria; MARTINS, Ana. A socioafetividade na perspectiva intercultural em uma escola municipal de Manaus. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponible en: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3245>. Fecha de acceso: 19 may 2024 doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3245.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>