Educação Escolar Indígena: corpo-natureza-infância

  • Guimi Alencar
  • Lucilene Santos
  • Maria Afonso

Resumo

As reflexões sobre as potencialidades do diálogo intercultural e as vivências em contextos escolares diferentes do modelo ocidentalizado de educação que são apresentadas neste trabalho, têm como objetivo nos ajudar a repensar a relação corpo-naturezainfância que é constituída nas escolas. Localizada na zona ribeirinha de Manaus, às margens do Rio Cuieiras, na Comunidade Três Unidos, as práticas pedagógicas da Escola Indígena Kanata T-ykua são nosso ponto de partida. Neste artigo são também discutidas as formações desenvolvidas pelo Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), e como a construção de espaços e projetos como o PAD, podem nos ajudar a tecer caminhos mais integrativos na educação, construindo relações de alteridade, equidade e pertencimento.

Publicado
2023-11-20
Como Citar
ALENCAR, Guimi; SANTOS, Lucilene; AFONSO, Maria. Educação Escolar Indígena: corpo-natureza-infância. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3254>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3254.

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