A esperança de dias melhores: sonhos e desafios dos alunos do Cemeja
Abstract
O presente trabalho objetiva relatar nossa experiência no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA) Samuel Isaac Benchimol onde tivemos a oportunidade de vivenciar momentos ímpares para nossa formação acadêmica através do Projeto Assistência à Docência (PAD) do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Das ações desenvolvidas optamos por relatar dois acontecimentos em específico: a entrevista realizada com discentes da 4ª e 5ª fases do segundo segmento onde buscamos conhecer os nossos alunos, o que eles acreditam poder ser mudado através dos estudos, seus sentimentos ao retornar para a escola e quais seus sonhos e objetivos futuros. Em segundo, nosso último dia de acompanhamento do ano de 2022, no qual realizamos uma confraternização. Relatamos ainda a importância da formação continuada, como processo para a profissionalização docente dos Assistentes Docentes (AD).