O egresso na Assistência à Docência: momentos e lugares de formação docente

  • Eduardo Silva
  • Thaís Farias
  • Ana Martins
  • Jediã Lima
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3264

Resumen

O presente artigo refere-se a um relato de experiência, acerca das atividades realizadas como estudantes de pós-graduação do curso de Gestão de Projetos e Formação Docente da Universidade Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Este foi realizado de forma presencial, como egressos assistentes à docência na Escola Municipal Profa. Lígia Mesquita Fialho, localizada na cidade de Manaus-AM, no período de setembro de 2021 até outubro de 2022; foram desenvolvidas nove ações na sala de aula, em que puderam ser aplicadas com diversos componentes curriculares. Para fundamentar nosso diálogo, conversamos com alguns autores como Vidal (2009), Soares (2005), Silveira (2015), Wanzeller et al. (2022), Cosson (2006) e Nóvoa (2002), os quais estabelecem interlocuções com a proposta da assistência à docência como espaço legítimo da formação docente. Encontramos durante essa experiência uma grande complexidade envolvendo o ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Vários fatores foram levados em conta, como a relação da escola com a comunidade, os alunos especiais e imigrantes, que de forma geral foram vivências enriquecedoras, trazendo experiências novas para o ensino e aprendizagem.

Publicado
2023-11-20
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SILVA, Eduardo et al. O egresso na Assistência à Docência: momentos e lugares de formação docente. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 03, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponible en: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3264>. Fecha de acceso: 19 may 2024 doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v1i03.3264.

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