AS LÍNGUAS KATWENA, XEREW, MAWAYANA, CARUMA E WAIWAI NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v24.n38.4530

Palavras-chave:

Formação de professores, Línguas Wai Wai, Roraima

Resumo

Este artigo pensa a formação de professores indígenas em Roraima e reflete sobre a construção de materiais para serem usados na escola Wai Wai nas línguas Katwena, Xerew, Mawayana, Caruma e Wai Wai, na comunidade Jatapuzinho (Terra Indígena Trombetas Mapuera, Roraima). O ensino nessas línguas tem o objetivo de revitalizá-las. A reflexão sobre a formação de professores e o ensino de ciências e matemática quer contemplar essas lógicas e epistemologias para que a escola aplique metodologias que otimizem as relações de ensino aprendizagem e contemplem a diversidade sociolinguística e cultural local. O estudo qualitativo justifica-se por produzir materiais e registrar particularidades de línguas a partir de entrevistas sobre animais, plantas, objetos e padrões gráficos, da transcrição e identificação de variações e especificidades de cada língua e cultura e da elaboração de propostas de formação de professores que poderão colaborar nesse processo multilíngue de ensino de ciências e matemática.

Referências

BANIWA, Gersem José dos Santos Luciano. Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. Rio de Janeiro: Mórula, Laced, 2019.

BANIWA, Gersem José dos Santos Luciano. Educação para manejo e domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real: os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro. 2011. 368 f. Tese (Doutorado em Antropologia) -Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

BRAGGIO, Silvia Lucia Bigonjal. O estudo do Léxico e seu papel na otimização do ensino e aprendizagem da língua indígena. GOMES, Antonio Almir Silva (org.) Ensino de línguas e Educação Escolar Indígena. Macapá: Unifap, 2019.

BRASIL, Constituição Federal, 1988.

CASTRO, Edna R. de; CAMPOS, Índio. Formação socioeconômica da Amazônia (Orgs.). Belém: NAEA/UFPA, 2015.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Realidade e Utopia: diversidade, diferença e educação. In Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da formação docente. GOBBI, Marcia Aparecida; NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso, (organizadoras). Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2012.

MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Temas Geradores e Artefatos Culturais: ensinando línguas na Educação Indígena Diferenciada. In GOMES, Antonio Almir Silva (org.) Ensino de Línguas e Educação Escolar Indígena, 2019.

MEIRA, S. A família linguística Caribe (Karíb). In Revista de Estudos e Pesquisas. FUNAI, Brasília. v. 3, n.1/2. 157-174. 2006.

MUNDURUKU, Daniel – 1964 Meu vô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória. São Paulo: Studio Nobel, 2005.

Downloads

Publicado

2025-02-15

Como Citar

Silva, F. S. da, & Machado, A. (2025). AS LÍNGUAS KATWENA, XEREW, MAWAYANA, CARUMA E WAIWAI NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica De Ensino De Ciências, 24(38), e25004. https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v24.n38.4530