O ENSINO DA EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA-PARTICIPATIVA / The teaching of rural agroecological extension in the dialogical-participatory perspective

  • Francimara da Costa
  • Ana Claúdia Nogueira
  • Therezinha Fraxe

Resumo

A PNATER incentivou novas abordagens e metodologias para formação dos agricultores e agentes de ATER, sendo agora estimulados a exercer o papel de facilitadores do desenvolvimento a partir de princípios da agroecologia. Entretanto, persiste uma atuação não problematizadora e tecnicista, ocasionada pela permanência de um ensino da extensão rural baseado na difusão de inovações. Este artigo apresenta uma reflexão sobre as práticas de ensino desenvolvidas no ensino de extensão rural do Amazonas e aponta limitações observadas na formação dos estudantes e profissionais que atuam no campo. A metodologia utilizada foi a observação participante durante a realização de um curso de formação que refletiu sobre a agroecologia e a extensão rural no Estado. Os resultados demonstraram que os participantes possuíam conhecimento sobre agroecologia, porém, a ideia estava estritamente relacionada ao manejo dos cultivos. Apresentaram também limitações para o uso das metodologias participativas e na integração dos conhecimentos a partir da visão interdisciplinar.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
DA COSTA, Francimara; NOGUEIRA, Ana Claúdia; FRAXE, Therezinha. O ENSINO DA EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA-PARTICIPATIVA / The teaching of rural agroecological extension in the dialogical-participatory perspective. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 110-122, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/273>. Acesso em: 26 abr. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##