AGROECOLOGIA EM REDE E O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR / Agroecological network and the strengthening of family farming

  • Jozane Santiago
  • Therezinha Fraxe
  • Albejamere de Castro
  • Jalil Campos

Resumo

Os sistemas de produção baseados no saber e nos conhecimentos resultam em agroecossistemas complexos e diversificados. Neste sentido, entende-se que é imprescindível pensar em diferentes formas de intervenção para a região, além dos aspectos produtivos e econômicos. O Núcleo de Socioeconomia (NUSEC) da Faculdade de Ciências Agrárias/Universidade Federal do Amazonas, ao longo de 14 anos, vem trabalhando intensivamente por meio de projetos de pesquisa e extensão, a formação agroecológica em comunidades rurais. Nesse sentido, objetivou-se sistematizar as experiências agroecológicas do NUSEC com o intuito de elaborar subsídios pedagógicos para apoiar processos participativos de fortalecimento da agricultura familiar de base ecológica. O trabalho com as comunidades rurais foi realizado por meio de reuniões, vivências, oficinas. Pode-se inferir que, com base nos resultados e avaliação das experiências vivenciadas pela equipe educadora, pode-se chegar a lições apreendidas e se apontarem aspectos relevantes para o aperfeiçoamento dos processos de planejamento das unidades agroecológicas. O comprometimento das pessoas envolvidas foi um dos aspectos importantes observado, pois o que se busca é a gestão efetiva da Unidade Agroecológica.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
SANTIAGO, Jozane et al. AGROECOLOGIA EM REDE E O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR / Agroecological network and the strengthening of family farming. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 12-22, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/264>. Acesso em: 17 out. 2019.