PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO DE APOSTILAS PARA DISCIPLINAS DE ENSINO À DISTÂNCIA

  • Andre Salgado
  • Éverton Arruda
  • Wallace Lira
  • Maria Guimarães

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre projeto promovido pela Universidade Aberta do Brasil e Instituto Federal do Amazonas - IFAM. Desenvolvido por professores, profissionais de design e coordenado pela Secretaria de Ensino à Distância do IFAM. O objetivo deste projeto era qualificar professores e designers para a produção de apostilas para o ambiente de ensino virtual. Neste projeto participaram vinte professores de graduação e quatro designers. Foram realizados encontros e debates, buscando definir a estrutura a ser trabalhada na criação dos materiais através de um viés metodológico da pesquisa-ação, em que os participantes também eram objetos do estudo e que, ao final, o produto desenvolvido não foi analisado segundo seus efeitos, caracterizando-o também como um processo quase experimental. Essa experiência permitiu trazer o conhecimento dos elementos que compõem os materiais didáticos para ambiente virtual de graduação e capacitar a produção e editoração do conteúdo específico para esse ambiente.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
SALGADO, Andre et al. PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS: DESENVOLVIMENTO DE APOSTILAS PARA DISCIPLINAS DE ENSINO À DISTÂNCIA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 184-191, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/262>. Acesso em: 16 dez. 2019.
Seção
Artigos