REFLEXÕES ACERCA DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA / Reflections on epistemological obstacles in training of Mathematics teachers

  • Felipe Negrão
  • Alcides Amorim Neto

Resumo

O artigo tem como temática os obstáculos epistemológicos presentes na formação de professores com ênfase no educador matemático. A pesquisa justifica-se pela importância da discussão acerca dos dilemas e percalços oriundos a prática docente, levando em consideração a teoria do conhecimento defendida por Gaston Bachelard (1884–1962). Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica a partir das ideias de autores como D’Ambrosio (2012), Pais (2002), Pimenta (2012), Imbernón (2011), dentre outros. A proposta investigativa será apresentada em três seções, sendo a primeira referente a alguns conceitos vinculados à teoria de Bachelard, posteriormente abre-se espaço para uma breve discussão sobre a formação de professores de matemática, finalizando o estudo com os obstáculos epistemológicos presentes no ensino da matemática, levando em consideração o processo de formação como um todo. Em suma, percebe-se que as contribuições da teoria de Bachelard ainda permanecem válidas e muito presentes no contexto da formação de professores.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
NEGRÃO, Felipe; AMORIM NETO, Alcides. REFLEXÕES ACERCA DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA / Reflections on epistemological obstacles in training of Mathematics teachers. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 82-93, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/223>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos