REFLEXÕES ACERCA DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA / Reflections on epistemological obstacles in training of Mathematics teachers
Resumo
O artigo tem como temática os obstáculos epistemológicos presentes na formação de professores com ênfase no educador matemático. A pesquisa justifica-se pela importância da discussão acerca dos dilemas e percalços oriundos a prática docente, levando em consideração a teoria do conhecimento defendida por Gaston Bachelard (1884–1962). Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica a partir das ideias de autores como D’Ambrosio (2012), Pais (2002), Pimenta (2012), Imbernón (2011), dentre outros. A proposta investigativa será apresentada em três seções, sendo a primeira referente a alguns conceitos vinculados à teoria de Bachelard, posteriormente abre-se espaço para uma breve discussão sobre a formação de professores de matemática, finalizando o estudo com os obstáculos epistemológicos presentes no ensino da matemática, levando em consideração o processo de formação como um todo. Em suma, percebe-se que as contribuições da teoria de Bachelard ainda permanecem válidas e muito presentes no contexto da formação de professores.